segunda-feira, 11 de março de 2013

SEMINÁRIO INTENSIVO DE CRESCIMENTO

Introdução ao SIC – aula de apresentação -
Para compreendermos o ensino bíblico precisamos valorizar os três tipos de conhecimento
Herdado - Pesquisado - Revelado
1) Conhecimento herdado – pais, avós, 
2) Conhecimento pesquisado – educandário, escolas e faculdades (professores),
3) Conhecimento Revelado – através da revelação de Deus em sua Palavra “Bíblia”

Um terço do ministério de Jesus foi dedicado ao ensino constante da Palavra de Deus. Quando Jesus se reunia com as pessoas Ele ensinava, pregava e fazia milagres, (Mt 9.35). Se olharmos atentamente o texto, Jesus primeiramente ensinava (Mt 4.23). Sem dúvidas o que mais caracterizou o ministério de Jesus foi o ensino constante. (Mt 26.55; Mc 14.49; Lc 19.47; Jo 18.20).
Das 90 vezes que dirigiram-se a Jesus nos evangelhos, sessenta delas foi chamando-o de Rabi, Rabôni, (Mestre), o que implica ensino. Jesus nos deixou o exemplo de como aprender.
a) Mt 11.29 – “Aprendei de mim”;
b) Mt 4.19 – “Vinde a mim e eu vos farei pescadores de homens”;
c) Mc 14.49 – “Todos os dias estava convosco ensinando no templo”.

i. Doutrina Bíblica – Doutrina de Deus, “Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes”.(2 Tm 2.14).
ii. Doutrina extra-Bíblica – Doutrina do homem, “E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.(MT.15.9)
iii. Doutrina anti-Bíblica – doutrina de demônios, “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios”, (1Tm 4.1).

ALGUNS FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA
- Antes, a Bíblia não era dividida em capítulos e versículos. A divisão em capítulos foi
feita no ano de 1250, pelo cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano e estudioso das
Escrituras.
- A divisão em versículos foi feita de duas vezes. O AT em 1445, pelo Rabi
Nathan; o NT em 1551, por Robert Stevens, um impressor de Paris. Stevens publicou a
primeira Bíblia (Vulgata Latina) dividida em capítulos e versículos em 1555.
- O AT tem 929 capítulos e 23.214 versículos.
- O NT tem 260 capítulos e 7.959 versículos.
- A Bíblia toda tem 1.189 capítulos e 31.173 versículos.
- O número de palavras e letras depende do idioma e da versão.
- O maior capítulo é o Salmo 119, e o menor o Salmo 117.
- O maior versículo está em Ester 8.9;
- o menor, em Êxodo 20.13. (Isso, nas versões portuguesas e com exceção da chamada "Tradução Brasileira", onde o menor é Lucas 20.30). Em certas línguas, o menor é João 11.35. Os livros de Ester e Cantares não contêm a palavra Deus, porém a presença de Deus é evidente nos fatos neles desenrolados, mormente em Ester. Há na Bíblia 8.000 menções de Deus sob a vários nomes divinos, e 177 menções do Diabo, sob seus vários nomes.

A divisão dos livros da Bíblia

Antigo testamento = antiga aliança ou primeira aliança
LEI. São 5 livros: Gênesis a Deuteronômio. São comumente chamados o Pentateuco. Esses livros tratam da origem de todas as coisas, da Lei, e do estabelecimento da nação israelita.
HISTÓRIA. São 12 livros: de Josué a Ester. Ocupam-se da história de Israel nos seus vários períodos: a) Teocracia, sob os juízes, b) Monarquia, sob Saul, Davi e Salomão, c) Divisão do reino e cativeiro, contendo o relato dos reinos de Judá e Israel, este levado em cativeiro para a Assíria, e aquele para Babilônia, d) Pós-cativeiro, sob Zorobabel, Esdras e Neemias, em conjunto com os profetas contemporâneos.

c. POESIA. São 5 livros: de Jó a Cantares de Salomão. São chamados poéticos, não porque sejam cheios de imaginação e fantasia, mas devido ao gênero do seu conteúdo. São também chamados devocionais.

PROFECIA. São 17 livros: de Isaías a Malaquias. Estão subdivididos em:
• Profetas Maiores: Isaías a Daniel (5 livros).
• Profetas Menores: Oséias a Malaquias (12 livros). Os nomes maiores e menores não se referem ao mérito ou notoriedade do profeta mais ao tamanho dos livros e à extensão do respectivo ministério profético.

NOVO TESTAMENTO
Tem 27 livros. Foi escrito em grego; não no grego clássico dos eruditos, mas no do povo comum, chamado Koiné. Seus 27 livros também estão classificados em 4 grupos, conforme o assunto a que pertencem: BIOGRAFIA, HISTÓRIA, EPÍSTOLAS, PROFECIA. O terceiro grupo é também chamado DOUTRINA.
a. BIOGRAFIA. São os 4 Evangelhos. Descrevem a vida terrena do Senhor Jesus e seu glorioso ministério. Os três primeiros são chamados Sinópticos, devido a certo paralelismo que têm entre si. Os Evangelhos são os livros mais importantes da Bíblia. Todos os que os precedem tratam da preparação para a manifestação de Jesus Cristo, e os que se lhes seguem são explicações da doutrina de Cristo.
b, HISTORIA. É o livro de Atos dos Apóstolos. Registra a história da igreja primitiva, seu viver, a propagação do Evangelho; tudo através do Espírito Santo, conforme Jesus prometera.
c. EPÍSTOLAS. São 21 as epístolas ou cartas. Vão de Romanos a Judas. Contêm a doutrina da Igreja.
• 9 são dirigidas a igrejas (Romanos a 2 Tessalonicenses)
• 4 são dirigidas a indivíduos (1 Timóteo a Filemom)
• 1 é dirigida aos hebreus cristãos
• 7 são dirigidas a todos os cristãos, indistintamente (Tiago a Judas)
As últimas sete são também chamadas universais, católicas ou gerais, apesar de duas delas (2 e 3 João) serem dirigidas a pessoas.
d. PROFECIA. É o livro de Apocalipse ou Revelação. Trata da volta pessoal do Senhor Jesus à Terra e das coisas que precederão esse glorioso evento. Nesse livro vemos o Senhor Jesus vindo com seus santos para: a) destruir o poder gentílico mundial sob o reinado da Besta; b) livrar Israel, que estará no centro da Grande Tribulação; c) julgar as nações; e d) estabelecer o seu reino milenar.

- Bibliologia

Pr. Gerisvaldo Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário