sábado, 21 de julho de 2012

O LÍDER E O ENSINO BÍBLICO


O LÍDER E O ENSINO BÍBLICO

Um terço do ministério de Jesus foi dedicado ao ensino constante da palavra de Deus. Quando Jesus se reunia com as turbas Ele ensinava, pregava e fazia milagres, (Mt 9.35). Se olharmos atentamente o texto, Jesus primeiramente ensinava (Mt 4.23). Sem dúvidas o que mais caracterizou o ministério de Jesus foi o ensino constante. (Mt 26.55; Mc 14.49; Lc 19.47; Jo 18.20).
Das noventa vezes que dirigiram-se a Jesus nos evangelhos, sessenta delas foi chamando-o de Rabi, Rabôni,  (Mestre), o que implica ensino. Jesus nos deixou o exemplo de como aprender.
a) Mt 11.29 – “Aprendei de mim”; b) Mt 4.19 – “Vinde a mim e eu vos farei pescadores de homens”; c) Mc 14.49 – “Todos os dias estava convosco ensinando no templo”. Mediante os passos de Jesus sabemos o que vamos ensinar.
        Jesus sabia o que ia fazer (Jo 6.6). O líder espiritual que aprende de Jesus sabe o que fazer, e sabe o que ensinar, Mt 28.19, Jo 5.39.
        Jesus ensinava com graça divina (Lc 4.22), assim nos orienta o apóstolo Paulo: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal”... (Cl 4.6). Agradável aí é literalmente cheia de graça, com sabor gostoso.
        Jesus ensinava com autoridade espiritual e poder (Lc 4.36). O líder espiritual não precisa fazer nada para impressionar ninguém, mas deve ter uma palavra inspirativa, intrépida que cause espiritualidade a seus ouvintes. (2 Tm 2.15).
        Jesus conhecia a matéria que ensinava (as escrituras) (Lc 24.27; Mt 4.4- 10). Nos ensinamentos de Jesus vemos-o constantemente citando as escrituras do Antigo Testamento. Jesus disse: “errais não conhecer as escrituras nem o poder de Deus” (Mt 22.29). Há muitas igrejas vazias, porque os púlpitos não produzem inspiração alguma, são mensagens de desabafo, ensinamentos vazios sem conteúdo cristocêntrico, quando não, são mensagens enlatadas que foram ouvidas por todo o dia de uma gravação de um outro pregador. Não houve entrega a Deus, meditação, não houve oração, muito menos espaço para Deus falar se realmente é esta a palavra para este momento.
        Jesus ensinava através de seu exemplo (Mt 11.29). Jesus é o modelo a ser seguido por todos que aspiram o ministério da palavra (pregação, ensinamento), a sua vida de obediência, retidão, oração, e humildade entre tantas qualidades, fazem de Cristo “o referencial” o ímpar entre todos. 1Co 11.1; Ef 5.1; deseja imitar alguém? imitai a Cristo.
        Jo 13.15 – Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu fiz, faças vós também.
        At 1.1 – “... Que Jesus não só começou a fazer, mas a ensinar”.
        1 Co 11.1 – Sedes meus imitadores, como também eu, de Cristo.
        1 Pe 2.21 – “... Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigas suas pisadas”.
A clareza do ministério na liderança espiritual é evidenciada pela forma como este trata o ensino Bíblico. Um líder que não trata do ensino Bíblico como prioridade deixa evidenciado que a sua liderança é comprometida. 
                                                                               Pr. Gerisvaldo Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário