sábado, 21 de julho de 2012

TRÊS ATITUDES DE UM LÍDER ESPIRITUAL


TRÊS ATITUDES DE UM LÍDER (2 Tm 2.15)

O líder cristão não pode ser influenciado pelos prazeres deste mundo, e sim, ser um homem compromissado acima de qualquer coisa com o reino de Deus, com as almas ora perdidas. Referindo-me a líder, menciono este e sua família. Se o líder não consegue ter sua família junta nas decisões espirituais, que digo das demais coisas (1 Tm 5.8).

I. PRIMEIRA ATITUDE DE UM LÍDER: CONQUISTAR
Essa tarefa é típica do Evangelista que na verdade é um ganhador de almas para o reino de Deus. Se o obreiro não conquista, falta lhe a coroa de sua liderança, Pv 11.30.
a)      Jesus conquistou os discípulos.      Mc 1.15-20
b)      Felipe conquistou Samaria.             At 8.1-10
c)      Paulo conquistou o carcereiro.        At 16.25-36
d)     Pedro conquistou Cornélio.            At 10.34-48
O líder deve conquistar, amigos, a família, os obreiros, a igreja, a sociedade, etc. Conquistar é ter junto de você algo indispensável para seu bom desenvolvimento ministerial.

SEGUNDA ATITUDE DE UM LÍDER: ENSINAR

Não é tarefa fácil, todavia o obreiro deve ter aptidão para ensinar. Esta tarefa não está restrita apenas ao pastor ou ao mestre. Os líderes espirituais devem buscar de Deus, e procurar estudar para apresentar-se bem instruído aos seus liderados, para glória de Deus. (At 18.24-28).
a)      Jesus mandou ensinar.                    Mt 28.19
b)      Apolo ensinava com poder.            At 18.24-28
c)      Paulo orienta Timóteo a ensinar.    1 Tm 4.9-13
Para podermos ensinar precisamos aprender. E improvável que alguém que não aprendeu seja prospero no ensino. Devemos nos considerar eternos aprendizes.

TERCEIRA ATITUDE DE UM LÍDER: CONSERVAR

Conservar é cuidar, zelar, prezar, velar por aqueles que receberam a palavra de Deus, e aceitaram a Salvação. Deus deu pastores para cuidar de sua igreja (Ef 4.11-12), para que a mesma seja aperfeiçoada em conhecimento.
a)      2 Tm 3.14-15 – O cristão ensinado preserva aquilo que aprendeu
b)     Pv 22.6 – Conservar o que aprendeu.
Quando não se ouve com atenção o resultado é falta no crescimento espiritual
c)Hb 5.12-14 – Conservar a palavra.
d)     2 Jo 8 – Conservar o que tens recebido.
e)Ap 3.11 – Conservar a coroa.

O líder precisa ter em mente três elementos indispensáveis ao seu ministério.
1. Oração – Que produz comunhão; 2. Ensinamento – Produz conhecimento; 3. Evangelismo – Produz crescimento.

O líder espiritual deve ser preciso e claro quanto a sua chamada. Estar preparado para conquistar os não alcançados, os desgarrados, os fracos na fé; Pronto para ensinar, ensinar não apenas suas filosofias recheadas de religiosidade, mas os ditames, as doutrinas da palavra de Deus, levando em conta que o líder deve conservar o que aprendeu, melhorar seu conhecimento, e não deixar que aqueles que estão aos seus cuidados se desgarrem em busca de outros pastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário