terça-feira, 6 de julho de 2010

O DEUS DA CRIAÇÃO E O HOMEM

O Deus apresentado na Bíblia Sagrada, não é um Deus criado, mas um Deus que criar (Gn 1.1); não é Deus feito, mas um Deus que faz (Gn 2.4). Deus é apresentado pelo profeta Isaias, como um Deus ‘semi-terno’ não tem princípio não tem fim; é o primeiro e o derradeiro e todas as coisas são criadas por E’le, (Is 43.13; Ap 1.8; 1Co 10.26), todas as coisas movem por Ele e para Ele (At.17.28; Cl 1.17; Hb 1.3). À Moisés o Senhor diz: EU SOU O QUE SOU...(Êx. 3.14), Serei o que serei, serei tudo que for necessário.
O evangelista João diz acerca de Cristo: No princípio era o verbo... (Jo 1.1). Este não é o princípio de Deus, mas o princípio da criação de todas as coisas por Deus, porque Deus não tem princípio nem fim, Deus é eterno. O verbo é Jesus Cristo, a expressão eterna, definitiva de Deus. O Deus eterno que encarnou, tornou-se homem e habitou entre os homens (Jo.1.14). Sentiu, dormiu, comeu, caminhou, agiu, morreu como homem, não provando o pecado e venceu a morte ressuscitando ao terceiro dia. A Bíblia refere-se “às contradições da falsamente chamada ciência” 1 Tm 6.20. mas a ciência tem comprovado através de descobertas arqueológicas a veracidade da Bíblia.
É IMPORTANTE SABER SOBRE A TEÓRIA: A evolução nunca foi confirmada pela ciência como fato; A Ciência lança mão de três Classificações de idéias:
1.HIPOTESE – esta não passa de opinião aprimorada;
2.TEÓRIA – Quando uma hipótese é submetida a intensas investigações, testes completos e contínuos, assim permanecendo crível após tal exame, então se chega a teoria.
3.LEI – é quando a teoria suporta a testes constantes e universais, tornando confirmada acima de qualquer dúvida como fato, então passa a ser considerada como lei.
Enquanto que homens tentam distorcer os preceitos, os ensinamentos da Palavra de Deus, quanto a origem da vida, a Bíblia sagrada é taxativa no proferir: “No principio criou Deus os céus e a terra” Gn. 1.1. No ato da criação, Deus é a causa primaria de tudo que existe. Somente Deus é eterno, (Gn 21.33; Êx 3.14,15; Dt 33.27; 1Cr 16.36; Sl 90.1-4).
TRÊS VOCÁBULOS HEBRAICOS DESIGNAM À CRIAÇÃO
1. BARA – que significa criar a partir do nada; formar algo sem dispor de matéria prima, (Gn 1.1,21, 27, etc,); O verbo “criar” (hb.“bara”) é usado exclusivamente em referência a uma atividade que somente Deus pode realizar. Significa que, num momento específico, Deus criou a matéria e a substância, que antes nunca existiram (Gn 1.3).
2. ASA – formar algo partido de algo já existente, (Gn 1.6-10);
a. Os animais, as plantas, animais domésticos ou selvagens, foram criados de algo já existia, a terra, (Gn 1.11,12, 24,25);
b. Os peixes, os répteis, os grandes peixes, as algas e todos os animais do mar, foram criados da água que já existia, assim, se tiramos qualquer animal marinho do mar este não sobrevive, (Gn 1.20-22);
c. Deus criou as luminares do firmamento, sol, lua, estrelas astros e planetas partindo de gases existente no espaço, criado por ele próprio. Uma vez qualquer dejeto saído do espaço ou segundo céu, céu atmosférico, este se desfaz, (Gn 1.14-18);
d. O homem foi criado do termo (Hb. BARA e do ASA). O homem interior foi criado no coração de Deus, (Bara) algo nunca existente, enquanto que o homem exterior foi criado do Asa, elemento já existente, o pó da terra, (Gn 1.26-27; 2.7).
3. YATZAR – o terceiro vocábulo hebraico designativo da criação, tem o sentido de “por”, por algo que não existe. ...E soprou em seus narizes o sopro de vida, (Gn 2.7). “neplesh, alma vivente”. Na Bíblia encontramos referências onde fica claro que a criação da vida, do mundo animado e inanimado e todo universo, são obra do Deus único e todo poderoso.
O HOMEM.
A antropologia e a biologia, cincias que estuda o homem, (Antropologia é a história natural do homem; biologia é a ciência que estuda a vida em todas as suas manifestações, compreendendo a botânica, a zoologia e a anatomia, etc). tem o seu parecer com relação a vida e sua criação universal.
vejamos o que diz a BÍBLIA SAGRADA.
O HOMEM TRICOTÔMICO.
O homem é composto por uma tricotomia, envolvendo três elementos que são:
a) Corpo – (Hb. Basar, Gr. Somma). O corpo é a parte material do homem, palpável, visível. Corpo é a onde estão os sentidos do homem: visão, audição, paladar, tato e olfato. Por meio dos quais se explora o mundo exterior, e nos Põe em contato com o mundo físico. Está sempre com o homem exceto no estado intermediário, Ec 3.19,21; 9.5; 12,7.
b) Alma – (Hb. Nephesh; Gr. Psyche). O vocábulo tem seis sentidos diferentes nas escrituras, sendo um real e cinco figurados.
1. Sentido real, isto é alma mesmo.
2. Alma como sangue. Isso não quer dizer que quando há uma transfusão de sangue há transfusão de alma. Dt 12.23; Lv 17.14.
3. Alma como pessoa. Gn 12.5; 1pe 3.20.
4. Alma no sentido de animal. Trata-se do sentido figurado da palavra, Gn 1.20.
5. Alma como vida. Uma sinédoque, da figura de linguagem transmite que alma, é tomada pelo todo, Isto é, vida, Lv 22.3.
6. Alma como coração. 1Rs 3.9;8.17; Hb10.22; 1Jo 3.19-21.
A alma é a sede dos sentimentos emotivos, onde se encontra, razão, vontade, intelecto e o sentimento.
c) Espírito – (Hb. Ruach; Gr. Pneuma). Não se trata do Espírito Santo, mas do espírito como sede dos sentimentos espirituais, bem como e sede da comunicação com Deus. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. (Jo. 4.23, 24). Em suma o espírito é a sede de Deus no homem, local de comunicação Deus, homem/ homem, Deus.

Um comentário:

  1. Olá!!!A paz do Senhor!!!
    Visitei seu blog e já estou seguindo.
    Conheça tb o meu: http://juisbais.blogspot.com
    Abraços!!!Deus abençõe!!!

    ResponderExcluir