sábado, 14 de agosto de 2010


QUATRO CLASSES DE LÍDERES

Mateus 4.18-22; Marcos 1.16-20; Lucas 5.2-6

Jesus ao chegar ao Mar da Galiléia (Mc 1.16) vê profissionais da pescaria que praticavam as suas respectivas atividades. O Mar da Galiléia era fértil em peixe e a pescaria se fazia principalmente por meio de redes de arrastar, grandes redes flutuantes as quais eram conduzidas por barcos e lançadas ao mar formando depois um círculo (Mt 13.47-48). Havia também as redes simples (Jo 21.8), que eram usadas por pescadores andando pela água.

Jesus caminhando a beira do mar viu dois irmãos, Simão e André que exercitava sua atividade de pescadores, e logo dirigiu-se a eles e lhes disse: “Vinde após mim e eu farei que sejam pescadores de homens”. Mc 1.16-17. Seguindo adiante Jesus encontra-se com mais dois homens que estão no mesmo oficio, são estes os filhos de Zebedeu, Tiago e João, que ao ouvirem o chamado de Jesus prontamente atenderam e como os outros dois passaram a segui-lo. Tudo isso aconteceu cerca de um ano após o batismo de Jesus nas margens do Jordão, quando João Batista ministrava o sermão do arrependimento (Mc 1.9-11).

É explicito no texto uma chamada com fins específicos. A narrativa fala de um chamado distinto (Mt 4.18-22). Alguns desses homens já haviam encontrado Jesus, mas logo são convocados a deixarem suas ocupações seculares para o seguirem continuamente. Eles formaram uma nova comunidade que a partir de então recebiam nova nomenclatura (Mc 3.14) e de imediato seriam enviados numa grande missão (Mc 6.7).

Jesus falou que estes agora seriam pescadores de homens, largariam a atividade secular para se engajarem numa atividade de cunho espiritual (Mc 1.17), e para pescarem homens deveriam substituir as respectivas redes de apanhar peixes para uma redes de arrebanhar vidas.

A dinâmica para descrever este assunto são as colocações que o mestre faz aos novos obreiros e seguidores que enfileiram este santo exercito. É bem verdade que os pescadores continuam pescando e para isso precisam de novas redes, portanto, passarei a chama-los de “Pescadores que lançam, que concertam, que lavam e que rasgam as redes”. As redes continuam sendo algo familiar dos pescadores que agora poderemos chamar – los de líderes.

No desejo episcopal, muitos não estão preocupados com a qualidade das redes que se usam, e como as mesmo são usadas, mas Deus através do Espírito Santo, tem nos orientado de que forma devemos nos colocar a sua disposição para que a nossa pescaria não seja frustrada, e sim seja rica em resultados para a edificação do reino do Senhor.

1. LÍDERES QUE LANÇAM AS REDES, Mc 1.16. Lançar a rede implicar em sair da rotina e partir ao lago, (ao mundo) onde estão os peixes (as almas) e conseguir traze-los a casa do Senhor, a Igreja. Mc. 16.15. Os lançadores de redes são os pescadores que estão ocupado na obra de Deus, de forma que nada pode detê-lo, (Mt 4.18), estão em atividade continua e sempre fazendo algo em prol do reino, esta numa luta para ver o progresso de seu trabalho. Eles não se contentam quando não há milagres, batismo, salvação, libertação e a operação do poder do Senhor. Esse obreiro estar sempre lançando a rede do evangelho, mesmo quando se encontram em situações difíceis. A exemplo de:

a) Jz 6.11-12, Gideão. Israel estava em guerra, mas Gideão trabalhava, lançava a sua rede, “malhava trigo no lagar”.

b) 1 Sm 16-11, Davi. Seus irmãos em casa prontos para sentarem a mesa e desfrutarem uma suculenta comida, Ele cuidava das ovelhas de seu pai Jessé. (lançava a sua rede), Lançar a rede é sempre estar atento ao trabalho sem olhar para traz, sem deixar de executá-lo. (Lc 9.62). Deus conclama homens e mulheres dispostos a lançarem as redes em busca das almas que estão perdidas e distanciadas do aprisco do Senhor.

2. LÍDERES QUE LAVAM AS REDES “Lc 5.2” - Lavar a rede significa reconhecer a necessidade de melhorar na execução de seu ministério. Quantos que não saem do lugar, começaram e travaram, é um ministério raquítico, parado, detido. Não atentam para a necessidade de uma renovação espiritual. (Rm 12.1-2)

Os discípulos trabalharam toda noite, nada apanharam (Lc 5.5), e voltaram para a praia lavavam as suas redes. Há obreiro que sua vida está cheia de entulho, folhas, e obstáculos e nada consegue pescar, está na beira do mar, mas as redes estão sujas. Quem tem rede suja na pescaria não pode ver a operação de Deus como batismo no Espírito Santo, curas, salvação, não há manifestação da gloria do Senhor.

Deus lhe convida a parar, pensar e lavar a sua rede, reconhecendo a necessidade e buscar o concerto do Senhor. Faça como fez Dimas na cruz, lavou sua rede, (sua vida) e recebeu perdão de Deus, (Lc 23.43); como fez o filho pródigo, que reconheceu o seu erro foi ate o pai e disse: Pai pequei contra céu e perante ti, não sou digno... Lc 15.18). Para exercitar um ministério abençoado e tomado pelo poder do Espírito Santo é necessário vigiar e manter as redes espirituais sempre limpas para que o inimigo não tenha de que nos acusar. Zc. 3.3.

3. LÍDERES QUE RASGAM AS REDES “Lc 5.6” - Os que rasgam as redes, são muito perigosos, estão em todo lugar, são trabalhadores que onde quer que sejam colocados são problemáticos, em lugar algum é bom para este “obreiro” e geralmente é muito exigente. Para estes a igreja é fria, os irmãos são desligados, os obreiros estão em falta, na real só ele é o santarrão.

a) Mt 26.48-50 – Judas rasgou a rede da confiança.

b) 2 Tm 4.10 – Demas amou mais ao mundo que a Deus.

c) 2 Tm 4.14 – Alexandre rasgou um importante chamado.

Deus não tem nos chamado para falhar, mas para sermos ajundadores, pregadores da salvação e líderes verdadeiros, pescadores não de improviso, mas preparados, 2 tm 2.15.

4. LÍDERES QUE CONCERTAM AS REDES “Mc 1.19” - Estes são os que têm uma grande chamada para concertar erros de outros (Mt 4.21). O consertador de rede deve ter grande conhecimento nas escrituras, bem como noções de psicologia pastoral. Há muitas pessoas feridas pelos rasgadores de redes.

E os que consertam devem estar prontos a ouvir, diagnosticar, receitar e tratar das feridas deixadas pelos rasgadores. O consertador deve ter habilidade e ser preparado, e ter intimidade nas coisas espirituais.

a) Gn 18.8-10 – Abraão concerta a rede rasgada por Ló.

b) Fm 10-21 – Paulo concerta a rede rasgada por Onésimo.

Deus estar procurando obreiros consertadores de redes, prontos para fazerem a diferença e concertar erros deixados por outros. Produzir novidade nas vidas que lhes ouvem a palavra da verdade, o Senhor procura pregadores que usem de verdade e que não enganam as pessoas com profecias mentirosas e mensagens que não produzem edificação, mas que primam em pregar a palavra que edifica e promover a verdadeira fé aos santos do Senhor, trazendo-lhes um verdadeiro AVIVAMENTO ESPIRITUAL. Que Deus venho despertar-nos a cada dia para sermos lançadores e concertadores de redes, restauradores de vidas em nome de JESUS.

esta mensagem faz parte da apostila "PRINCIPIO DE LIDERANÇA ESPIRITUAL" do conferencista Gerisvaldo Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário