quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O DESPOJAR DO VELHO HOMEM


TEORIA DA EVOLUÇÃO E A CRIAÇÃO DE DEUS

            A palavra despojar tem o sentido de saquear, desarmar, desapossar, despir-lhes as forças, em suma triunfar sobre outrem. Esta é a recomendação do apóstolo Paulo, que devemos despojar do velho homem. Isto é, tomar todas as suas forças. Efesios 4.22-23
 A ORIGEM DA VIDA
             O homem através de seus estudos ensina a origem da vida a partir de várias teorias. A teoria da Biogênese demonstrava que os organismos vivos tinham sua origem da matéria bruta. No Egito, as antigas civilizações acreditavam que crocodilos e outros animais tinham sua origem do lodo dos rios, mas esta teoria foi derrubada através de experiências feitas em laboratórios em 1860 por Pasteur, quando ele e outros pesquisadores observaram que a vida tinha origem de outros pré-existentes, referindo-se então a outra teoria a da Abiogênese.
(Biogênese – princípio de que todo ser vivo provêem de outro ser vivo; Abiogênese – origem de vida a partir de matéria desprovida de vida).

Na Bíblia Sagrada encontramos vários textos, onde fica claro que a criação da vida é fruto do querer e da ação de Deus.
Em Gêneses (1:26) isto é muito claro, quando em relação a criação do homem, Deus conclama: “façamos o homem o nossa imagem e semelhança”...  no texto seguinte se repete: Gn 1:27 e em 2:7.
            A Bíblia é declara que a criação de todos os seres viventes que habitaram e habitam a terra é fruto da ação de Deus. Em Gêneses 1 e 2, a criação é mencionada de forma clara, evidente, e compreensível.
            O homem é o resultado de um projeto nascido no coração do próprio Deus. É um projeto do Deus trino e uno.
            O princípio de nossa vida estar firmado em fundamentos que não se abalam, como registra a escritura sagrada, a Palavra de Deus. Mt. 24.36; Hb. 4.12; Ap. 22.10.

O DEUS DA CRIAÇÃO

            O Deus apresentado na Bíblia Sagrada, não é um Deus criado, mas um Deus que criar (Gn 1.1); não é Deus feito, mas um Deus que faz (Gn 2.4). Deus é apresentado pelo profeta Isaias, como um Deus ‘semi-terno’ não tem princípio não tem fim; é o primeiro e o derradeiro e todas as coisas são criadas por E’le, (Is 43.13; Ap 1.8; 1Co 10.26), todas as coisas movem por Ele e para Ele (At.17.28; Cl 1.17; Hb 1.3). 
À Moisés o Senhor diz: EU SOU O QUE SOU...(Êx. 3.14), Serei o que serei, serei tudo que for necessário.
O evangelista João diz acerca de Cristo: No princípio era o verbo... (Jo 1.1). Este não é o princípio de Deus, mas o princípio da criação de todas as coisas por Deus, porque Deus não tem princípio nem fim, Deus é eterno. O verbo é Jesus Cristo, a expressão eterna, definitiva de Deus. O Deus eterno que encarnou, tornou-se homem e habitou entre os homens (Jo.1.14). Sentiu, dormiu, comeu, caminhou, agiu, morreu como homem, não provando o pecado e venceu a morte ressuscitando ao terceiro dia.

A Bíblia refere-se “às contradições da falsamente chamada ciência” 1 Tm 6.20. mas a ciência tem comprovado através  de descobertas arqueológicas as veracidade contidas na Bíblia. 

é IMPORTANTE SABER sobre a teória

a evolução nunca foi confirmada pela ciência como fato; A Ciência lança mão de três Classificações de idéias:
  1. HIPOTESE – esta não passa de opinião aprimorada;
  2. TEÓRIA – Quando uma hipótese é submetida a intensas investigações, testes completos e contínuos, assim permanecendo crível após tal exame, então se chega a teoria.
  3. LEI – é quando a teoria suporta a testes constantes e universais, tornando confirmada acima de qualquer dúvida como fato, então passa a ser considerada como lei.
 Enquanto que homens tentam distorcer os preceitos, os ensinamentos  da Palavra de Deus, quanto a origem da vida, a Bíblia sagrada é taxativa no proferir: “No principio criou Deus os céus e a terra” Gn. 1.1.
No ato da criação, Deus é a causa primaria de tudo que existe. Somente Deus é eterno, (Gn 21.33; Êx 3.14,15; Dt 33.27; 1Cr 16.36; Sl 90.1-4).

TRÊS VOCÁBULOS HEBRAICOS DESIGNAM À CRIAÇÃO

1.      BARA – que significa criar a partir do nada; formar algo sem dispor de matéria prima, (Gn 1.1,21, 27, etc,); O verbo “criar” (hb.“bara”) é usado exclusivamente em referência a uma atividade que somente Deus pode realizar. Significa que, num momento específico, Deus criou a matéria e a substância, que antes nunca existiram (Gn 1.3).
2.      ASA – formar algo partido de algo já existente, (Gn 1.6-10);
a.      Os animais, as plantas, animais domésticos ou selvagens, foram criados de algo já existia, a terra, (Gn 1.11,12, 24,25);
b.      Os peixes, os répteis, os grandes peixes, as algas e todos os animais do mar, foram criados da água que já existia, assim, se tiramos qualquer animal marinho do mar este não sobrevive, (Gn 1.20-22);
c.       Deus criou as luminares do firmamento, sol, lua, estrelas astros e planetas partindo de gases existente no espaço, criado por ele próprio. Uma vez qualquer dejeto saído do espaço ou segundo céu, céu atmosférico, este se desfaz, (Gn 1.14-18);
d.      O homem foi criado do termo (Hb. BARA e do ASA). O homem interior foi criado no coração de Deus,  (Bara) algo nunca existente, enquanto que o homem exterior foi criado do Asa, elemento já existente, o pó da terra, (Gn 1.26-27; 2.7).
3.      YATZAR – o terceiro vocábulo hebraico designativo da criação, tem o sentido de “por”, por algo que não existe. ...E soprou em seus narizes o sopro de vida, (Gn 2.7). “neplesh, alma vivente”

Na Bíblia encontramos referências onde fica claro que a criação da vida, do mundo animado e inanimado e todo universo, são obra do Deus único e todo poderoso.


O HOMEM.
 O antropologia e a biologia, que estuda o homem, talvez não compreenda o que é mencionado nesta exegese. (Antropologia é a história natural do homem; biologia é a ciência que estuda a vida em todas as suas manifestações, compreendendo a botânica, a zoologia e a anatomia, etc). vejamos:

O HOMEM TRICOTÔMICO.
 O homem é composto por uma tricotomia, envolvendo três elementos que são:
a)      Corpo – (Hb. Basar, Gr. Somma). O corpo é a parte material do homem, palpável, visível. Corpo é a onde estão os sentidos do homem: visão, audição, paladar, tato e olfato. Por meio dos quais se explora o mundo exterior, e nos Poe em contato com o mundo físico. Está sempre com o homem exceto no estado intermediário,  Ec 3.19,21; 9.5; 12,7.
b)      Alma – (Hb. Nephesh; Gr. Psyche). O vocábulo tem seis sentidos diferentes nas escrituras, sendo um real e cinco figurados.  
1.    Sentido real, isto é alma mesmo.
2.    alma como sangue. Isso não quer dizer que quando há uma transfusão de sangue há transfusão de alma. Dt 12.23; Lv 17.14.
3.    Alma como pessoa. Gn 12.5; 1pe 3.20.
4.    Alma no sentido de animal. Trata-se do sentido figurado da palavra, Gn 1.20.
5.    Alma como vida. Uma sinédoque, da figura de linguagem transmite que alma, é tomada pelo todo, Isto é, vida, Lv 22.3.
6.    Alma como coração.  1Rs 3.9;8.17; Hb10.22; 1Jo 3.19-21.
A alma é a sede dos sentimentos emotivos, onde se encontra, razão, vontade, intelecto e o sentimento.
c)      Espírito(Hb. Ruach; Gr. Pneuma).  Não se trata do Espírito Santo, mas do espírito como sede dos sentimentos espirituais, bem como e sede da comunicação com Deus. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.  (Jo. 4.23, 24).
Em suma o espírito é a sede de Deus no homem, local de comunicação Deus, homem/ homem, Deus.

O HOMEM CRIATURA
 O homem que Deus criou é conhecido como o homem barro, pó, poeira, homem humano ou homem carnal.
            Em Gêneses (1. 26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”; O verbo “fazer” está em movimento (façamos), bem como pluralizado (nossa), Aqui temos o homem criado por Deus.
 Deus está fazendo algo, diga se ainda que com suas próprias mãos, e não com sua palavra como em todos os elementos por Ele dantes criados. Em Gêneses (2. 7) “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida”; Deus soprou o seu hálito, o espírito de vida, e o homem foi feito alma vivente. A Bíblia afirma que o homem deve conservar santo, corpo, alma e espírito. “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam Plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. (1Ts. 5. 23)
Kim Wilber estudou durante cerca de trinta longos anos, e diz ele está convencido que o homem veio de um protozoário ou de uma barata. Porém sou convidado a defender que o homem é fruto da obra prima, máster de Deus, assegurando categoricamente que o homem é pó, come o que vem do pó, e se tornará em pó (Gn 3.19), Criatura de Deus que necessita de comunicação com seu criador.

O CUIDADO DE DEUS COM O HOMEM.

Depois de muito tempo, bilhões de anos talvez, Deus resolveu criar uma terra, com animais animados e inanimados é o que chamamos de semana da criação. Em Gênesis capítulo  primeiro, Deus criou: dia 1, a luz; dia 2, o firmamento; dia 3, a terra seca; dia 4, os luzeiros; (Até aqui Deus põe em ordem a criação), dia 5 Deus cria Peixes e aves; dia 6, Deus cria os animais e o homem (no quinto e no sexto dia Deus da vida a criação) dia 7, dia do descanso; (no sétimo dia Deus termina a criação e descansa). Deus criou o homem e a mulher e os pôs em um jardim.
A saber, a Bíblia fala de vários jardins, e viu Deus que Adão estava só (Gn. 2. 18), Deus se propõe a resolver a solidão Adâmica.
           
OS QUATRO JARDINS

 a) O primeiro jardim chamado ÉDEM DE DEUS, existiu muito antes de Adão (Ez  28.13-17). Ali o pecado original penetrou e os anjos se rebelaram tendo Lúcifer como seu líder, foram expulsos do céu como conseqüência da rebeldia (2Pe. 2.4).
b) O segundo jardim chamado ÉDEM DA FORMAÇÃO (Gn 2.8). Neste jardim Adão foi colocado, cuidado, tentado e tendo pecado foi expulso, (Gn. 3.24) e o seu pecado passou a todos os homens (Rm. 5.12).
c) O terceiro jardim; JARDIM DO GETSÊMANI (Mt 26.36; Jo, 18.1) Neste jardim satanás tentou Jesus à não ir a cruz, e Jesus resistiu ao seu adversário e o venceu.
d) Quarto jardim. “JARDIM DA RESSURREIÇÃO’’ (Jo 19.38-42) Neste Jesus triunfou sobre o pecado e sobre o inferno (Ap.1.8). Garantido a vida para os que NELE crêem”.

O HOMEM NO ÉDEM

E pôs o Senhor o homem no Éden, Jardim da formação, e Deus desfrutava com Adão, uma comunhão, que considero ímpar e singular. O criador falava com sua criação, todos os dias, e Adão falava com Deus. É tanto que quando Adão pecou, se escondeu da presença de Deus, mas ouviu a voz de Deus. (Gn. 3.9).
Enquanto Deus criara, viu Deus que o que havia feito era bom: Gn.1. vv. 4, 10, 12, 18, 21, 25 e 31. Adão era como que um “PHD” em todas as ciências contemporâneas, e viu Deus que Adão estava só (Gn. 2.18), e se propôs a resolver a solidão Adâmica.
            Adão dormiu (descansou) em Deus (Gn. 2.21), e Deus cumpriu o seu querer, que era suprir os seus desejos e sentimentos. Em meio ao sono, Deus tirou da costela do homem a sua companheira, Eva. Agora o que era solidão, tornou em companhia, e os dois eram felizes. Em meio a formação da mulher o lar foi projetado e a família estava instituída pelo seu criador, Deus. Adão percebeu que Eva saiu da sua costela (Gn. 2.22) e a solidão acabou, e Deus mantinha grande comunhão com Adão (Gn. 2.19-20), e lhe dera autoridade para que o mesmo nomeasse a todos os animais.
Quando tudo estava bem, o diabo aparece no Jardim do Éden, “e somente a presença de Deus afugenta o inimigo”, O adversário. O diabo se apoderou de uma serpente que era como um animal de estimação de Eva, para tirar a paz do novel casal.

A TENTAÇÃO

A serpente lançou alguns sofismas contra a mulher, e desta forma o adversário conseguiu prender a atenção dela, e ao mesmo tempo despertou em Eva uma grande curiosidade.
É da índole de cada um, ser curioso. O fator curiosidade sempre está ativo no homem, e com este instrumento Satanás derrotou a mãe de todos os viventes, (Gn. 3.6, 7 e 20).
a) Disse a serpente: foi assim que Deus disse: não comerás de toda arvore do jardim? (Gn. 3.1). Deus havia dito ao casal residente no jardim: “De toda árvore do jardim comerás livremente” (Gn. 2,16), “mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”(Gn 2.17). Deus não deixa duvidas no coração do homem: “dela não comerás”. Isto é uma afirmativa, porém o diabo pôs duvidas no coração de Eva.
b) A serpente continua a falar: “Certamente não morrereis” (Gn  3.4); “Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal” (v, 5). O diabo é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44), e para enganar uma pessoa ele faz que tudo pareça favorável, para que no fim seja destruído. Satanás da risada das pobres almas que se iludem com ele, mas o homem renovado vence a Satanás, e ainda anuncia as suas trapaçarias a quem quer que lhe queira ouvir.
c) os olhos de Eva desejaram os frutos da arvore. É tendência humana, o desejo pelos olhos, Gn. 3.6.  
i) A árvore era boa para comer
ii) A arvore era agradável aos olhos
iii) A arvore era desejável para dá entendimento
Assim como o peixe, não são poucos os cristãos que tem morrido pelos olhos. Eva não fez nenhuma objeção, assim procedeu diante da visão proposta pela serpente.
i) Tomou posse do fruto –Gn. 3.6
ii) Deu ao seu marido – Gn. 3.6
iii) E ambos comeram – Gn. 3.6
Quando o casal Adão e Eva caiu no fracasso espiritual, e nas garras do mal, reconheceram a fragilidade do homem, e então viram que estavam nus, e se esconderam nas folhagens do jardim. E quando Deus chegou no jardim, Ele não veio matar, destruir, arruinar, amaldiçoar o homem, e sim veio para reconstruir, restaurar, renovar, fortalecer o homem caído.
            Adão escondido ouviu a voz de Deus “E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?”.  (Gn. 3.9).
            Quando ouvimos a voz de Deus, há esperança para nossas causas que pensamos está perdidas. Adão não pode esconder-se de Deus, pois o homem humano não pode esconder-se de Deus. É tendência dos que pecam esconder-se da igreja, dos irmãos, do departamento que faz parte, esconder-se do pastor, dos amigos dos irmãos, mas não podemos nos esconder do Deus onisciente, onipresente, o Deus que sabe tudo e está em todo lugar. O homem humano não se esconde de Deus, o homem deve se apresentar diante do SENHOR. Quando Deus viu Adão envolto em folhas, viu logo que algo estava errado, e Deus tirou as folhas, pois folha é veste de aparência, e Deus pôs veste de pele, “E fez o SENHOR Deus à Adão e à sua mulher túnicas de peles e os vestiu” (Gn. 3.21).
Deus proveu profeticamente a pele que vestiria todos quanto pecar, a veste da salvação (Is 61.10), pele de cordeiro, tipo Cristo, O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (Jo 1.29).

            Neste estado o homem se encontraria diante de Deus morto espiritualmente.
a)      Morte espiritual: é a separação entre Deus a alma e o espírito;
b)      Morte física: é a separação entre corpo, alma e o espírito (Lc 16.22), trata-se da vida biológica;
c)       E conseqüentemente Morte eterna: que é o sofrimento final do corpo, que novamente estará unido a alma e ao espírito. Destarte o homem si ver com uma única esperança, aguarda a promessa de Deus, para a transformação que acontecerá com a vinda do Messias prometido (1Co 15.51-55).

Diante do terrível ataque da serpente, o Deus do resgate entra em ação, e promete julgar a queda do homem, que foi induzido e persuadido pela terrível serpente. O homem humano é limitado, e assim sendo com esta característica não consertaria a seu erro. Deus precisaria mudar, fazer uma emenda no seu projeto para melhorar e fortalecer a vida deste homem, que agora estava caído. Deus precisa refazer este homem caído e Deus usará a mesma carcaça do homem velho. Na verdade a Bíblia diz que é uma metamorfose, uma transformação, que somente Deus pode fazer, assim fazendo Deus estaria justificando pecadores injustos, pondo diante de si como santos (separados) e justos (justificados por fé), Rm 5.1.

O HOMEM ESPIRITUAL

Há uma diferença entre o homem humano e o homem espiritual. Um é criado no Jardim do Éden, enquanto que o outro, o homem espiritual, é suscitado por fé no interior dos que aceitam o sacrifício do calvário.
            No evangelho de João (1. 13), assim diz o texto: “Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus”.
O novo homem como é chamado o homem espiritual é formado conforme a vontade de Deus. A palavra de Deus diz que uns foram nascidos conforme a vontade da carne, outros da vontade do varão, outros da vontade do sangue, e outros da vontade de Deus.
i)        Vontade da carne – Rm 8.8;
ii) Vontade do varão – Hb 13.4;
iii) Vontade do sangue – (Jz 19.22 – 26)
iv) Vontade de Deus – Rm 8. 12 – 14; Gl 3.6.
O que temos aqui é que este homem foi morto pelo famigerado pecado Adâmico no Éden (Rm. 5.18,19), desta forma o mesmo estava distanciado do poder e da graça de Deus. Mas vindo Jesus na cruz do calvário triunfou contra o acusador e o gerador do pecado, Satanás, (Cl. 2.15), e assim dando a este velho homem um novo homem no seu interior (Ef  2. 1-4), e hoje este é uma nova criatura.
            Quando Deus formou o homem Adão do pó da terra no jardim do Éden, Deus soprou em suas narinas a vida, e o homem foi feito a alma vivente. Mas quando Jesus gerou o novo homem através de sua morte no calvário, ao ressuscitar, veio aos discípulos que estavam reunidos em um salão fechado, o porque da perseguição, então entrou Jesus no recinto sem tocar a mão na porta, se pôe no meio dos discípulos e diz: “paz seja convosco”. (Jo 20.19), “e assoprando sobre eles disse-lhes: recebei o Espírito Santo” (Jo  20.22).
            Em Gênesis (2.7), após Deus fazer o homem Adão Deus soprou em suas narinas o sopro de vida, e o homem de pó recebeu vida; mas após Jesus ressuscitar ele soprou o Espírito Santo no interior de cada cristão convertido, que indica que o mesmo recebe de Jesus o novo nascimento (Jo 3.1-6). O velho homem foi criado sujeito a morte, enquanto que o novo homem foi gerado para viver eternamente (Jo 3.3-5). O homem não nasce de novo por si, mas por fé na Palavra de Deus e aceitando a Jesus como seu único e suficiente salvador, (Jo 1.14).

TIRANDO AS FORÇAS DO VELHO HOMEM
            Ao ler a carta do apóstolo São Paulo aos  crentes em Éfeso entre os versículos 22 a 31 do capítulo 4, chego a uma conclusão que devemos realmente tirar as posses do velho homem. Quem é este impetuoso velho homem? Quem é este velho tão mal que deve ser tão combatido? Quem é este velho que devemos deixar ele sem direito algum? Qual os atos atribuídos a este velho homem que deve ser saqueado?

A NATUREZA DO VELHO HOMEM.

1. O velho homem anda como os gentios em vaidade – Ef. 4.17
2. O velho homem é endurecido no seu entendimento – Ef. 4.18
3. O velho homem está separado da vida de Deus – Ef. 4.18
4. O velho homem vive em dissolução (depravação) – Ef . 4.19
5. O velho homem vive vida de impureza/ contaminação – Ef. 4.19
6. O velho homem é mentiroso – Ef. 4.25
7. O velho homem vive irado – Ef. 4. 28
8. O velho homem rouba – Ef. 4.28
9. O velho homem fala palavras torpes, Sujas, etc – Ef. 4. 29
10. O velho homem entristece o Espírito Santo de Deus – Ef. 4.30.
Entristecer ao Espírito Santo é se tornar rebelde, amar as coisas que não são de Deus e deixar a carne vencer o espírito.
i)                    É ser rebelde contra Deus e contra os líderes – Hb. 13.17;
ii)                  Amar as coisas mundanas – 1Jo. 2.15,16
iii)                Não querer ouvir o Espírito Santo – Ap. 2.29
iv)                Se tornar insensível à voz de Deus – Ex.19.5
11. O velho homem vive uma vida: a) de amargura, b) de ira, c) de cólera, d) de blasfêmia, e) de malicia, f) de gritaria, g) de inrreconciliação, Ef. 4.31
Quando Cristo ressuscitou, Ele triunfou plenamente, com toda autoridade contra satanás.
Ressurgindo, Cristo desceu ao abismo e pregou aos espíritos em prisões (1Pe 3.19), e esmagou a cabeça da serpente e disse: “É me dado todo o poder no céu e na terra“ (Mt  28.18).

 A Bíblia diz em Colossenses (3.1,2, 3): “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. O velho homem deve morrer, para o novo homem ser gerado pelo poder da palavra de Deus, para os que aceitaram a fé em Cristo, (Rm  10. 17).

(o conteúdo é parte da apostila o despojar do velho homem do Pr. Gerisvaldo Santos)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

VISAO RENOVADA

VISAO RENOVADA – Sl 119.18

Davi ora para que seja tirada a venda que impede que sua visão.

  1. DESVENDA – esta palavra em sua raiz primitiva traz a idéia de:
    1. Descobrir, desnudar, remover, tirar as escamas, mostrar, tornar visível. O  desejo de Deus é seu propósitos sejam contemplados pos todos.
  2. OLHOS – a expressão olhos pode ser aceito pelo menos de três formas.
    1. Olho físico – aquilo que os olhos físicos podem contemplar;
    2. Qualidade da faculdade mental  - o que pensamos e visualizarmos com o pensamento;
    3. Visão espiritual – projetos de Deus ao nosso favor visto por antecipação.
  3. VER
    1. – Contemplar –alcançar com a visão
    2. – Prestar atenção – ver o que está em sua volta
    3. Considerar – dar valor. “se não é comigo não mim importa” isto é: ver mas fazer de conta que não viu, falta a visão da consideração.
  4. MARAVILHAS – são coisa que o próprio Deus realiza para o seu nome seja engrandecido. Algo grandioso, excelente, extra ordinário.
    1. Alem da capacidade humana
    2. Difícil de compreender sem uso da fé;
    3. Não explicado por ciência, mas aceito por fé em Deus.
  5. LEI – torah, os mandamentos do Senhor manifestado nas tabuas de Moises.
    1. Orientação, instrução, ensino profético, costume, habito.
Os Judeus são regidos por três tipos de leis.
  1. lei civil – trata da vida cotidiana, cultura, vida social e com os não Jedeus;
  2. lei moral – são os mandamentos, ensinamentos e as regras da vida espiritual, as profecias, e ditames que os unem a Deus como único Senhor.
  3. Lei cerimonial – esta relacionado diretamente com o culto, as festas, cerimônias, a adoração as ofertas (holocausto, oferta de manjares, Oferta pacifica, oferta pelo pecado. Oferta pela culta).

PR. GERISVALDO SANTOS

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

UNIDADE E PLENITUDE ESPIRITUAL

Unidade e plenitude Espiritual

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!
É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para
a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os
montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre”. Salmo 133.

Há coisa que são desagradáveis, enquanto que outras são boas, e outras que são boas e agradáveis, suaves. Davi declara que a unidade entre as pessoas é bom é suave, agradável. A exemplo:
- Cantar é bom; louvar a Deus é bom e é suave.
- Ser crente é bom, ser salvo é bom e é suave;
- Ser pregador é bom; ser cheio do Espírito Santo é bom e é suave
- Ter o nome no rool de membro é bom, ter o nome no livro da vida é bom e é suave;
- Ser conhecido dos homens é bom, ser conhecido do céu é bom e é suave;
- Ter amigo do pastor é bom, ser amigo de Deus é bom é suave e entra para a historia;
- Amar a Deus é bom e é suave, mas para amar a Deus é necessário amar ao próximo;
- Viver com saúde é bom, viver a palavra de Deus é bom e é suave.

Davi usa duas símiles descrevendo a alegria entre os irmãos que vivem unidos, literalmente juntos. óleo, Orvalho

I. O óleo tratar-se de uma especiaria destinada à consagração de ministros para casa de Deus, que ressalta em autoridade quando é derramado sobre a cabeça, e corre sobre a barba, isso fala de unção transbordante, significando que o Senhor tem confirmado o ministério. Salientando que somente o sacerdote poderia derramar deste azeite sobre outra pessoa, pois sobre ele estava a unção, era uma espécie de transmissão de virtude. O azeite também era utilizado como alimento, cosmético. A igreja tem sofrido nos dias atuais porque pessoas sem prepara tem sido ungidas e trazido transtornos a obra do Senhor.
II. Orvalho sereno que desce sobre as plantas e vegetações ao cair da noite. Contar-se que os judeus plantavam em determinados dias, nas proximidades dos montes, pois não necessitavam de chuvas, apenas o orvalho que caia era o suficiente para uma excelente colheita.
A benção, a prosperidade, e unção sobre a igreja não depende de chuvas específicas, mas apenas de que haja unidade entre as pessoas, que todos sejam revestidos de comunhão plena, o Senhor ordena a benção e a vida para sempre.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MORTOS VIVIFICADOS



MORTOS VIVIFICADOS
Efésios 5.14
A Bíblia fala da morte como conseqüência do famigerado pecado Adâmico. A Bíblia declara que Adão ao pecar atraiu sobre si a liberalidade de satanás e a conseqüência de seu pecado é a morte, (Rm 6.23). Morte Moral, Morte Espiritual, Morte Física e Morte Eterna.
1.       O HOMEM SEM DEUS ESTAR MORTO
Morto significa viver distante de Deus, sem a cobertura da vida espiritual
a.       Rm 5,12 – Mortos pelo pecado
b.      Rm 6,6 – Mortos pela desobediência
c.       Tg 1.15 – Mortos pelas Concupiscência
2.       JESUS VEIO PARA VIVIFICAR O HOMEM
A definição do dicionário para vivificar seria assim: Dar vida ou existência; animar;  Conta a Bíblia que Deus vivificou o barro. Reanimar, reviver:
a.       Ef 2,1 – Mortos Vivificados
b.      Ef 2;6 – Motos Ressuscitados
c.       Jo 5.24 – Vivendo uma Nova vida
d.      2Co 5.17 – Vivendo Nova Natureza
3.        JESUS GARANTE O REAVIVAMENTO
Fazer reviver; tornar vivo no espírito, Dar novo ânimo.
a.       Hc 3,2 – A Oração de Habacuque
b.      Ez 37. 10 – A Profecia de Ezequiel
c.        Jo 11.40 – A Palavra de Jesus
d.      At. 10,38-46 – a pregação de Pedro
Os dias são de muitos mortos que até tem aparência de vivos, mas são simplesmente cadáveres ambulantes, Mas o Senhor quer restaurar a todos quanto queiram é só dar lugar. Que o Senhor faça com muitos defuntos espirituais sejam re-avivados.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

FOTOS EM EVENTOS

VIRGILIA DA UFADEM - SAO JOS´S DOS CAMPOS - SP
PERFIL
ASSEMBLEIA DE DEUS MADUREIRA - SEDE -SAO JOSÉ DOS CAMPOS -SP
MADUREIRA SEDE - SJC - SP
MADUREIRA SEDE -SJC- SP
MADUREIRA SEDE - SJC - SP 22/08
MADUREIRA SEDE - SJC - SP 22/08
MADUREIRA SEDE - SJC - SP 22/08
VIRGILIA DA UFADEM - SAO JOSE DOS CAMPOS - SP
VIRGILIA DA UFADEM - SJC - SP
MISSAO UNIDA - SJC - SP
MISSAO UNIDA - SJC - SP
VIRGILIA DA UFADEM - SJC - SP
VIRGILIA DA UFADEM - SJC - SP
VIRGILIA DA UFADEM - SJC - SP
INTERCESSAO NA VIRGILIA DA UFADEM - SJC - SP
MADUREIRA SEDE - SAO JOSE CAMPOS - SP

sábado, 21 de agosto de 2010

O PECADO E O PREÇO DO RESGATE



            A historia mostra que no passar dos tempos Deus criou ofertas e sacrifícios para aplacar sua ira contra o pecado, mas, não era o suficiente, até que veio Jesus, “A OFERTA”, o Sacerdote, “O DEUS DO RESGATE” (Mc 10.45). Para que o homem viesse ser livre da escravidão de Satanás, era necessário que uma vida fosse imolada, e seu sangue fosse a prova de pagamento pelo resgate.
Hb 9.22 – “sem derramamento de sangue não há remissão”. Remir é o ato de pagamento da culpa por outro. Isto é, o homem não tendo condição de pagar por seu próprio resgate, veio Jesus Cristo e pagou ao algoz satanás, pela liberdade dos presos em laços de morte, (Jo 8.36; 2Sm 22:6).
1Pe 1. 18-20sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós; e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus”.
O sangue de Jesus Cristo é o preço máximo pela redenção do homem. A morte sacrificial de Cristo na cruz é a razão da redenção dos reféns da vida.
Redenção é a libertação da escravidão ao pecado, “... temos a redenção pelo seu sangue...” diz o apóstolo Paulo (Ef 1.7), o escritor aos Hebreus vai além quando diz: “quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hb 9.14). O sangue de Cristo foi oferecido a Deus para que as vidas viessem a ser livres das obras mortificadas pelo pecado (Ef 2.1).
Estávamos reféns (presos) de nossos pecados, com a alma aprisionada sem condição de louvar a Deus (Sl 142.7), éramos escravos de satanás e servos do pecado (Jo 8.34; Gl 4.25), o apóstolo Paulo diz que “não recebemos o espírito de escravidão” (Rm 8.15), agora temos nascido de novo e temos recebido de Deus um espírito de fortaleza; “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. (2 Tm1:7).
Antes estávamos agindo debaixo da autoridade e do espírito que agora opera nos filhos da desobediência “entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”. (Ef 2.1-3).
     
“Quem comete pecado é do diabo”, (1Jo 3.8), destarte, os que vivem em praticas pecaminosas são reféns de seus próprios pecados, os quais são declarados por Paulo na carta aos gálatas 5.
Prostituição” (gr. pornéia), i.e., imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos (Mt 5.32; 19.9; At 15.20,29; 21.25; 1Co 5.1). Os termos moichéia e pornéia são traduzidos por um só em português: prostituição.
Impureza” (gr. akatharsia), i.e., pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração (Ef 5.3; Cl 3.5).
“Lascívia” (gr. aselgeia), i.e., sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência (2Co 12.21).
Idolatria” (gr. eidololatria), i.e., a adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra (Cl 3.5).
"Feitiçarias” (gr. pharmakeia), i.e., espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria (Êx 7.11,22; 8.18; Ap 9.21; 18.23).
 “Inimizades” (gr. echthra), i.e., intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas.
“Porfias” (gr. eris), i.e., brigas, oposição, luta por superioridade (Rm 1.29; 1Co 1.11; 3.3).
“Emulações” (gr. zelos), i.e., ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros (Rm 13.13; 1Co 3.3).
“Iras” (gr. thumos), i.e., ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas (Cl 3.8).
“Pelejas” (gr. eritheia), i.e., ambição egoísta e a cobiça do poder (2Co 12.20; Fp 1.16,17).
“Dissensões” (gr. dichostasia), i.e., introduzir ensinos cismáticos na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm 16.17).
“Heresias” (gr. hairesis), i.e., grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja (1Co 11.19).
“Invejas” (gr. fthonos), i.e., antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos.
“Homicídios” (gr. phonos), i.e., matar o próximo por perversidade. A tradução do termo phonos na Bíblia de Almeida está embutida na tradução de methe, a seguir, por tratar-se de práticas conexas.
“Bebedices” (gr. methe), i.e., descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante.
“Glutonarias” (gr. komos), i.e., diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.
As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do reino de Deus, i.e., não terá salvação (Gl 5.21; 1Co 6.9). (a)
Através de nossos atos éramos reféns do pecado, vaticinou Paulo, vivendo como inimigos de Deus, distanciados do amor do Senhor, rebelados contra a graça e a salvação, mas Jesus veio como o aferata, o pagamento, e promovendo descanso e lenitivo, (Mt 11.28). Jesus veio e com Ele o Resgate à todos que nao poderiam pagar pela redenção e liberdade do cativeiro de satanas.
Agora somos livres, as correntes foram retiradas, foram quebrados os grilhões, o tempo de cantar chegou, “hoje sou livre...”, “livre sou, livre sou, pela graça de Jesus livre sou”
MSN: prgerisvaldo@hotmail.com