quinta-feira, 4 de agosto de 2011

QUALIDADES DE VASOS


O VASO QUEBRA

A Bíblia revela vários tipos de vasos, e cada um com sua utilidade, mas o vaso ora estudado é o vaso de barro, feito pelas mãos  do oleiro, QUE quando este está fazendo o acabamento quebra-se nas suas mãos (Jr 18.4) “ como vaso de barro que ela fazia se quebrou na mão do oleiro”.
No Salmo (31.12) Davi se coloca diante de Deus como um vaso quebrado, “ estou esquecido no coração deles, como um morto; sou com um vaso quebrado” . O objetivo de Davi no texto supracitado é revelar a sua fragilidade diante de Deus. Em suma, não há nenhum super vaso na casa de Deus, todos são propensos a queda ou a fracassos espiritual.
Nos dias que estamos vivendo, há muitas pessoas que se empolgam por terem um cargo mais elevado e até anda de nariz empinado (como diz o adágio popular), mais na maioria das vezes o que permanece é apenas o cargo que ocupa pois a humildade, a simplicidade, e singeleza no coração já foi arrancado pela egolatria, são vasos quebrados e Deus o Senhor dos vasos quebrados, está juntando todos os cacos e está fazendo novos vasos para serem cheios do azeite da unção. Uma vez o vaso sendo refeito, este sem dúvida será ainda usado, pois passou mais um tempo nas mãos do oleiro e Deus sempre estará refazendo vasos quebrados (Jr 18.4-6). “como se quebra o vaso do oleiro” Jr.19.11. Se o vaso nunca se quebrou exalte ao Senhor, mas uma vez quebrado Deus restaura, conserta e levante vasos quebrados.

O OLEIRO QUEIMA O VASO
Quando o oleiro conclui o vaso, o mesmo é colocado na área de secagem, quando já está seco, é colocado no forno para ser queimado, pois para o utensílio de barro ser usado tem que ir ao fogo.
Na linguagem cristã o crente tem que ser queimado por Deus. Isso significa ser batizado no Espírito Santo (At 2.4), ser cheio da unção de Deus (Is 61.1), ser revestido pelo poder do Senhor (Lc 24.49), queimado pelo fogo do Espírito Santo (At 2.3); ”mas ele vós batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11) em Atos dos apóstolos, o doutor Lucas diz que “ foram vistas línguas repartidas como que de fogo” (2.3). Jesus é esse fogo que aquece os vasos. Ele  veio para lançar fogo na terra” (Lc 12.49), e quando chegou, João Batista já estava acesso anunciando a Palavra de Deus com autoridade e poder, pois o poder e o fogo do Senhor é derramado para que sejamos testemunhos (At.1.8), para sermos testemunhas da Palavra de Deus precisamos está queimados pelo fogo do Senhor (Lv 6.13).

O VASO PRONTO PARA SER USADO
Deus tem agido na vida dos que são chamados, porque Ele trabalha. Quando olhamos os homens que foram chamados por Deus, cada um tem sua imperfeição tal como foi Jacó, (hb: suplantador) patriarca filho de Isaque e Rebeca (Gn 25.19.23), comprou ao seu irmão Esau o direito de primogênito por um mísero prato de lentilha (Gn 25.33), uma vez tendo nascido depois de seu irmão, mesmo que agarrado ao seu calcanhar (Gn 25.26), enganou a seu próprio pai Isaque, mentindo, fingindo ser seu irmão, com a finalidade de ser abençoado com a benção que não lhe pertencia (Gn 27.22.24), teve que fugir da ira de seu irmão (Gn 27.41.45), fugiu de seu sogro Labão (Gn 31.22.23), levando toda a riqueza que havia conquistado com seus negócios que aos olhos de Labão e seus filhos era trapaça.
Na linguagem hoje como povo de Deus, Jacó não tinha valor algum, era um sem valor na igreja. Que pastor queria Jacó como seu auxiliar, que congresso queria Jacó como pregador, que igreja queria Jacó como seu pastor, todavia Deus havia abençoado a Jacó e não voltou atrás.

A VIDA ESPIRITUAL DO VASO JACÓ
Já vimos que Jacó é um destes cheio de defeitos que está em nosso meio, mas Jacó não perdeu a visão do seu alvo, “A BENÇÃO DE DEUS”.
Enquanto caminhava, percorria a pé a Padâ-harâ orientado por seu pai Isaque em busca de sua mulher, quem sabe? Maquinava consigo seu próximo alvo. A hora crepúscular chega, a noite se aproximava, então tomou consigo uma pedra e colocou por travesseiro e ali pernoitou após um longo dia de caminhada diga-se de passagem que aquele lugar desértico e sem ajuda foi o lugar que Deus escolheu para falar com o ‘suplantado‘, (Gn.28.11). Quando penso eu que Deus vai condena-lo, excluí-lo e expulsa-lo da igreja ou no mínimo manda-lo para a unidade de tratamento intensivo (UTI) de um hospital contemporâneo, Deus vem e mostra em um sonho “ uma escada posta na terra cujo topo focava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam (Gn 28.12). Deus não vê como vê o homem. Enquanto que o homem tentando se justificar, condena e leva o próximo adiante dos que ouvem como meros seres emprestáveis, Deus revela-se mostrando seu atributo infalível: a misericórdia, (Lc 10.25-37). O Senhor diz misericórdia, quero e não sacrifício, vim chamar pecadores (Mt 9.13), a quem misericórdia, misericórdia; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, (Rm 9.15).  O Senhor ainda diz a Jacó: eu sou o Senhor o Deus de Abraão, teu pai e o Deus de Isaque. Esta terra que estás deitado te darei a tua semente (Gn 28.13; leia ainda os v.v 14  a 17).
Nos capítulos que seguem o texto citado vemos Deus fazendo Jacó próspero e não empobrecendo ou amaldiçoando a Jacó:
SETE PASSOS NA VIDA DE JACÓ
1.      Gn 32.1     – Jacó casa-se com Raquel.
2.      Gn 32.1     – Jacó encontra-se com os anjos de Deus.
3.      Gn 32.24-32 – Jacó lutou com Deus no vale de Jaboque.
4.      Gn 35.1.4 – Jacó reconcilia-se com seu irmão.
5.      Gn 35.1-5             – Jacó é abençoado em Betel.
6.      Gn 35.10   – Jacó recebe de Deus o nome de Israel.
7.      Gn 50.13   – Jacó morreu e foi sepultado em Canãa.

Quando abrimos a carta do apóstolo Paulo a igreja em Roma, lemos assim: como está escrito: amei a Jacó e aborreci a Esaul (Rm 9.13), o maior servindo o menor (v12), que diremos pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma (v13). Deus não faz acepção de pessoas. (At 10.34). Quando Deus escolhe uma pessoa está escolhido, Deus não volta atrás. 

(o conteudo é parte da Apostila "COMO VASOS NAS MAOS DO OLEIRO" do Pr. Gerisvaldo Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário